4 Comentários

UNS AOS OUTROS

Leilany Arruda

Resolvi colocar esse texto aberto aqui para todos lerem (não só os líderes de célula), pois parto do princípio de que todos no Corpo de Cristo são co-responsáveis por sua edificação.

Pesquisando para lhes escrever sobre cuidado mútuo,  fui até uma ferramenta bem popular no meio cristão chamada Bíblia online e descobri que a Palavra de Deus nos traz 206 versículos com a expressão uns aos outros. A maioria destes fala sobre como deve ser a edificação, relacionamentos e cuidados no corpo de Cristo.

A Exemplo: Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. 2 Coríntios 13:12;

Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 1 Tessalonicenses 4:18 ;

Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Efésios 5:21;

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:10 ;

Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis. 1 Tessalonicenses 5:11…..;

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34

Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 1 João 4:11

Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus. Romanos 15:7

Apesar de termos tantos textos tratando o tema, é interessante como em nosso dia a dia exercemos muito pouco dessas exortações e acabamos vivendo a igreja da celebração de domingo, em que nós membros muitas vezes nos reunimos para “assistir” a um culto prestado a Deus por outrém (Ministério de Louvor, Pastor…). E quando alguém no corpo padece ficamos pensando: _ Onde está o pastor que não está prestando socorro a fulano?!

Bem, como membros de um mesmo corpo, do qual Cristo é o cabeça, fomos chamados para SERVIR e como servos fomos chamados não para “lustrar bancos”, mas para cumprir mandamentos básico, um no âmbito da ação: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura (essa chamada evangelistica é para todos, não para os salariados do reino); e outros dois mandamentos básicos no âmbito das relações interpessoais: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento […] e […] Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

O mais irônico é que quando institucionalizamos a igreja acabamos institucioanalizando também o amor e os cuidados que devem ocorrer nela.

Te desafio então a nessa semana pensar em algo totalmente prático para viver o Amai-vos uns aos outros. Algumas sugestões práticas podem ocorrer no âmbito das células, mas também fora delas:

Corrente de palavra de amor e encorajamento: um membro liga para outro e lê um texto da palavra de Deus, expressando seu amor para com aquele irmão e buscando saber se ele pode fazer algo para servir a esse irmão. O irmão que recebeu esse gesto de amor deverá repassá-lo e assim, sucessivamente até que todos sejam alcançados.

Visita de amor e consolo: O que você faz com aqueles nomes que aparecem semanalmente nos pedidos de oração do nosso boletim? Que tal enviar um cartão, fazer uma visita, dar um telefonema para orar com esse irmão… ou qualquer outra atitude de amor e consolo?

Mensagem de amor: Sabe aquele irmão que a tempos não vem a igreja? Que tal mandar uma mensagem de texto ou email lembrando a ele o quanto ele faz falta no corpo de Deus e se compromentendo a orar pela vida dele para que Deus possa lhe ajudar em suas dificuldades?

Mensagem de reconciliação: Se você tem algo contra seu irmão, antes de mais nada ore pedindo perdão a Deus e vá ter com seu irmão reconciliando-se com ele (mais sobre esse ponto veja o estudo das células dessa semana). 

Mensagem de incentivo: Você já disse aos pastores de sua igreja o quanto os ama e como eles têm abençoado sua vida? Faça isso! Ligue, fale pessoalmente, ou mande um email expressando seu respeito pelo ministério que Deus deu a esses homens sobre sua vida. Com certeza uma palavra de amor e de incentivo tem muito poder.

Muito podemos fazer no corpo de Cristo! Essas são apenas algumas idéias. Use seus talentos e criatividade para servir a Deus de forma viva e atuante!

Que Deus nos abençoe ricamente enquanto Corpo, por meio de sua vida querido irmão!

Anúncios

4 comentários em “UNS AOS OUTROS

  1. Pessoal,
    tive muitos problemas com o programa para publicar esse artigo. Ele cortava parágrafos, mudava a ordem…
    Agora está correto.
    Continuem nos acompanhando e dando sugestões também.

  2. Está lindo o texto, trouxe muita edificação. Agora que entendi o que está fazendo. Acho que pode ser mais curto.

  3. Glória a Deus, pelas jóias preciosas que Ele tem trazido para a nossa Igreja neste tempo;
    A começar pelo Pastor Rogério, que na unção do Espírito Santo de Deus, tem arregimentado
    líderes, que estão sendo capacitados para realizar a grande obra que o Senhor nos confiou.
    Sou grata a Deus por estas vidas, em especial , a da irmã Leilany Arruda, pelo belíssimo artigo “Uns aos Outros”, que além da edificação espiritual, nos enriquece intelectualmente.

  4. Queridíssima irmã Leilany
    Que o Senhor lhe dê sabedoria para suportar tudo, inclusive certas críticas; elas são proveitosas para
    nos conhecermos mutuamente.” Persiste em ler, exortar e ensinar(…) não desprezes o dom que há
    em ti (…) tem cuidado de ti mesmo e da doutrina” I Tim. 4: 13a,14a,16a.
    Deus a use para honra e glória do Seu Nome.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: