2 Comentários

ESTUDO DAS CÉLULAS – Séries de estudos de Neemias

Os muros

Temos ouvido nas últimas quartas e manhãs de domingos pregações sobre Neemias. Seguiremos uma série de 3 semanas estudando alguns dos aspectos da vida desse servo de Deus. Assim como Neemias se deparou com as dificuldades de Jerusalém, no ano que passou pudemos enxergar as necessidades, as possibilidades, as oportunidades e também os desafios de nossa igreja. O ano de 2011 deverá ser tempo de experimentarmos uma maturidade maior das ações iniciadas até aqui. Convidamos você a meditar na história de Neemias e a considerar alguns passos importantes da vida deste servo do Senhor para que juntos alcancemos os alvos da Visão, Restauração e ReConstrução de nossa igreja tal como Neemias fez com Jerusalém.

1º estudo de Neemias: Neemias, o Intercessor

TEXTO BÁSICO: (Neemias 1:1-11)

Neste estudo de células vamos conhecer um pouco sobre a vida deste intercessor chamado Neemias e aprender sobre esta grande missão confiada a nós pelo nosso Deus, a INTERCESSÃO.

Líder: apresente fale rapidamente ao grupo que o pastor tem trabalhado esse tema nos últimos domingos e rapidamente diga quem foi Neemias resumindo as informações abaixo (em itálico), antes de ler a passagem, frisando sempre que o pastor está trabalhando essa história nos cultos de domingo, assim atraímos a atenção daqueles que ainda não frequentam a igreja.

QUEM FOI NEEMIAS

Neemias era um hebreu que servia como copeiro a Artaxerxes I, rei da Persia. Este era um cargo de grande responsabilidade, pois toda comida e bebida do Rei, por medo de ser envenenada, era provada pelo copeiro para só depois ser dada ao Rei. Significava que Neemias tinha o mais alto prestigio e confiança do rei. A Palavra demonstra também quer ele era um homem devotado a Deus e de oração. Na cidade de Susã, a fortaleza, Neemias estava protegido sob o prestigio do rei. Ele poderia deixar de lado os outros e pensar só nele, sem se importar com o que estava acontecendo fora dali com seus irmãos, mas ele recebe a notícia de que a cidade de Jerusalém, terra de seus antepassados está destruída e que muitos dos seus compatriotas são cativos na Babilônia e passou a sofrer muito e fez uma oração muito especial a Deus.

1. O que levou Neemias a realizar a oração que está nos versos de 7 a 11 do texto?

A notícia de como estava a situação de seu povo e sua terra.

Comentário para o líder aprofundar a questão: O verdadeiro intercessor tem agir como Neemias, deve colocar seu coração na miséria do outro, isso é, ter misericórdia do outro e servir de ligação entre a pessoa e Deus, para isso ele precisa conhecer a situação do outro e sentir a dor do outro.

2. Você sabe quais são as dificuldades (cativeiro espiritual, físico, envolvimento com drogas, dívidas…) pelas quais estão passando as pessoas mais próximas de você (seus familiares, colegas de trabalho…)? Inspirado na história de Neemias que ações você pode empreender em favor dessas pessoas de seu núcleo de relacionamento?

3. Você sabe o Poder que pode mobilizar sua oração? Leia Tiago 5:16, 17 e aproveite para levantar o nome de pelo menos 2 pessoas de seu núcleo de relacionamento para colocar em oração diante de Deus e compartilhe sobre essas dificuldades com célula. Orem juntos por essa lista coletiva e estabeleçam formas de alcançar essas pessoas para Cristo com essas orações, mas também por meio de estratégias relacionais que a célula poderá planejar (churrasco, jogo de futebol, chá da tarde, curso rápido de algo em comum…).

A AÇÃO DO INTERCESSOR

Neemias, extremamente preocupado com o bem-estar dos seus parentes e compatriotas, chorou, jejuou e orou ao Senhor. Ele baseou suas petições nas grandes promessas de Deus, certo da fidelidade de Deus em cumprir a Sua Palavra. Pediu perdão. Também pediu que Deus estivesse com ele diante do rei da Pérsia. E começou a mudar a situação no mundo espiritual, ele não se conformou com a notícia ruim, ele reagiu. Não podemos acomodar, temos que orar. Lembre-se você é intercessor e pode com sua oração livrar seus próximos do cativeiro. Não desista!

ESTUDO DAS CÉLULAS (Semana de 20/02 a 27/02/2011)

_______________________________________________________________________________________

2º estudo de Neemias: NEEMIAS, INTERCESSOR ORGANIZADO

Lembra-se do que já vimos até agora sobre Neemias? O que você se lembra do que ouviu nos cultos e no último encontro de célula?

Vimos que Neemias:

Recebeu informação do seu povo e sua cidade (Neemias 1:2-3)

Chorou, orou e jejuou (Vs.4)

Não esqueceu a promessa (Vs.5)

Pediu perdão (Vs.6)

Esperou resposta (Neemias 2:1-4)

O INTERCESSOR QUE SABE PLANEJAR

TEXTO BÁSICO: (Neemias 2:1-8)

Quatro meses depois da oração que estudamos no encontro passado, Deus responde a Neemias e lhe concede a oportunidade de agir. O rei Artaxerxes percebeu a tristeza de seu copeiro, e perguntou o motivo. Neemias explicou a sua preocupação com o povo em Jerusalém. Quando o rei ofereceu ajuda, Neemias orou a Deus e fez seus pedidos ao rei.

1) Quais os pedidos que Neemias fez ao rei?

2) O que esses pedidos demonstram sobre Neemias?

3) Neemias recebeu aquilo que pediu?

QUEM INTERCEDE, RECEBE ALÉM DO QUE PEDE

Comentários do líder: Neemias foi ousado em seus pedidos, ele pediu tudo de uma vez, de forma organizada e planejada. Seus pedidos já tinham sido colocados no altar do Senhor antes de chegarem aos ouvidos do Rei. Pela bondade de Deus, o rei deu tudo que Neemias pediu, e ainda mais, enviou com ele capitães do exercito e cavaleiros (Neemias 2:9) e este partiu para Jerusalém. Deus fez o rei dar a Neemias além daquilo que ele pediu e Ele faz também assim conosco (Efésios 3:20). Deus quer responder aos nossos pedidos (Mateus 7:7). Por isso PEÇA, INSISTA E CREIA. Se nos calarmos não receberemos. A ordem é pedir (Mateus 7:8).

Durante o Compartilhando a Visão, tracem metas para a célula e organizem uma campanha de oração, jejum a respeito desses alvos por vocês estabelecidos. Não parem de orar (I Tessalonicenses 5:17). Deus nunca nos deixa só na batalha Ele e toda sua milícia de anjos estão à frente da batalha, e a vitória é certa!

Anúncios

2 comentários em “ESTUDO DAS CÉLULAS – Séries de estudos de Neemias

  1. Os estudos estão ótimos!!!
    Deus continue abençoando ;D

  2. adorei me ajudaram muito e um estudo muito bom que DEUS abençoe vocês muito mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: