Deixe um comentário

Três pilares de uma célula

Como em toda boa construção, as bases são fundamentais para que o prédio ou edifício seja sólido e resista às intempéries da vida. Uma construção sem base, não resiste por muitos anos (Mt 6. 24 -27).

Existem cálculos e projetos, existe uma engenharia por trás de tudo isto: alicerces, pilares, colunas, vigas… Em uma igreja em célula não é diferente, ela precisa ter fundamento bíblico, base e estrutura.

Jesus tinha fundamento ao seu ministério e sempre comunicou aos seus discípulos (Lc 14.28-30).

Cálculo de construção

Jesus tinha um projeto de vida e teve pilares para o Seu ministério: obediência, submissão ao Pai em tudo, compaixão e amor pelos perdidos, doentes e necessitados. Eu diria que Jesus tinha uma base num evangelho holístico (Jo 17).

Nossa visão de uma igreja em células está baseada simplesmente na Palavra de Deus, será que isto é suficiente? A igreja primitiva se reunia nas casas, conforme Atos 2.37-47, mas também se reunia no templo. Era a Igreja de duas asas: grupos pequenos, as chamadas células e celebração, no templo.

1) Evangelismo. Deve ser o ponto mais importante de uma célula. Um pequeno grupo que não evangeliza está fadado a atrofiar, a morrer, a envelhecer. Como haverá nova vida se não evangeliza?

Resultado do evangelismo são vidas salvas. A alegria em uma célula deve ser o de ver vidas sendo salvas, pelo menos uma vez por mês. Imagine uma célula tendo uma conversão a cada mês, nem precisa mais que isto. Então pelos números, uma célula com 10 pessoas em um ciclo normal de uma célula para multiplicar seria de nove meses então teríamos no mínimo nove novos convertidos nessa célula.

2) Cuidado, consolidação. O cuidado gera pastoreio, discipulado – consolidação e serviço. A segunda fase de uma célula é um dos seus pilares que precisa ser o cuidado, pois irá gerar a consolidação na vida do bebezinho que acabou de nascer.

Se uma célula não tiver a visão de cuidado, de pastoreio, se o líder não tiver o coração de pastor para cuidar, se os membros não cuidarem do novo, como ele sobreviverá?

Sabem por que muitas células recebem pessoas e elas não ficam ali? Porque não receber cuidado nem pastoreio. Sabem por que, muitas igrejas até ganham muitas pessoas, mas, estas não se firmam? Com o tempo elas se vão? É porque não têm pastoreio.

Oração é a base, o sustento, o alimento e o combustível. Uma célula que não ora não prospera e não cresce.

Quando a célula tem um líder, mas não tem graça e unção, milagres não acontecem. Ela se torna simplesmente um local de encontro de amigos, na verdade, um clubinho. As pessoas não têm comunhão, o diabo encontra mais brechas nessa célula para confusões, contendas e fofocas. Uma célula que não ora pelos seus membros que são fracos, que não tem estratégias de evangelismo, não têm estratégia de colheita. A oração deve fazer parte da vida da célula.

Célula, lugar de evangelização, de salvação, cuidado – pastoreio e consolidação- oração, e como resultado, comunhão.

3) Comunhão. É o resultado, a soma dos dois itens acima. Quando se evangeliza alguém, começamos um relacionamento. Logo que pessoa aceitou a Cristo, a pessoa será discipulada na célula. Este processo irá gerar comunhão por meio de relacionamentos.

O líder visita as ovelhas, visita o novo convertido, visita o visitante. As pessoas se ajudam mutuamente. Outro aspecto muito evidente na igreja primitiva era o ser hospitaleiro, que é uma característica bíblica, inclusive, de um obreiro.

Uma das exigências para ser um presbítero, pastor ou líder é que deveriam ser hospitaleiros. Hospedar uma célula em casa é uma bênção, eu considero que é trazer a arca de Deus para a casa, é trazer a presença de Deus para dentro da minha casa. É permitir que a minha casa se torne um lugar de restauração, de salvação de vidas.

Alguns hospedando pessoas em casa, não sabiam que estavam hospedando anjos. É satisfação e bênção em hospedar uma célula.

Pastor Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: