Deixe um comentário

Células como Instrumento de Transformação da Igreja Discipulado

E, por último mas não menos importante, vem o discipulado. Se nós já estamos vivendo as esferas da oração, comunhão e evangelismo na célula, o discipulado virá naturalmente. Pois na célula as pessoas aprenderão mais de Deus e desenvolverão um relacionamento mais profundo com Ele.

Existem três formas de discipulado presentes na reunião em pequenos grupos. Primeiramente o discipulado dos novos crentes. Pois foi Jesus mesmo que nos mandou fazer DISCÍPULOS e não apenas novos convertidos. Então, temos que cuidar das pessoas que têm chegado na igreja através das celebrações públicas e das próprias células, e o melhor lugar para isso é num grupo saudável que cresce e busca a Deus junto!

Essas pessoas que vêm chegando ao grupo geralmente tem uma noção conturbada a respeito de muitas verdades do evangelho e trazem feridas do passado. Tudo isso precisa ser trabalhado na célula! Em todos os momentos da reunião a Palavra de Deus tem que ser apresentada de forma dinâmica para que os novos cristãos sejam doutrinados pela Bíblia. E todo o corpo da célula tem que estar preparado para ensinar em amor e cuidar da marcas que cada um trás em seu coração. Assim estaremos ajudando a pessoa a criar raízes e se manter firme no caminho do Senhor.

Um outro lado do discipulado é o crescimento espiritual daqueles que já conhecem a Palavra de Deus. Algo legal é que, como as reuniões são dinâmicas e abertas, existe grande possibilidade de debatermos opiniões e chegarmos ao entendimento verdadeiro, sendo movidos pelo Espírito Santo! Embora o estudo bíblico não seja dado na forma de uma lição, ao final as pessoas devem sair conhecendo mais de Deus e ansiando por desenvolver ainda mais o relacionamento com Ele.

Ainda um ponto importante do discipulado é a formação de liderança. Como já falamos várias vezes, uma célula deve se multiplicar, e isso significa que novos líderes devem ser formados dentro do próprio grupo. Isso é maravilhoso pois permite que pessoas que talvez nunca se tornariam líderes nas igrejas se desenvolvem e sejam extremamente usadas por Deus em diferentes áreas! Todo líder deve formar discípulos e uma célula sempre deve estar preparada para continuar a existir mesmo na ausência do mesmo.

Assim, uma célula saudável ajudará na recepção de novos crentes, dando a eles o puro leite que precisam no início da vida cristã. Aperfeiçoará aqueles que já conhecem as verdades do Evangelho para que mantenham suas espadas afiadas e seu alvo seja sempre o Rei dos reis. E ainda, desenvolverá lideranças que multiplicarão o ministério celular e servirão com ainda mais excelência no Reino de Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: