2 Comentários

Quebra-gelos

Essas são algumas sugestões de quebra-gelos para o líder aplicar em sua célula.

O ideal é que essa atividade seja interativa e divertida, assim ela cumprirá sua função, que é quebrar o gelo das relações entre as pessoas e aproximá-las. O líder poderá criar seus próprios quebra-gelos. Alguns desses foram criados por nós, mas a maioria são sugestões que estão disponíveis em sites na internet.

Verifique quais as características e necessidades principais do seu grupo antes de escolher o quebra-gelo, assim, você pode adaptá-lo a sua realidade e escolher de acordo com o perfil do grupo (grupo novo, ou com muitos visitantes, ou precisando se amar mais….)

1. Título: Gravando os nomes 

Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto… e assim por diante.  

2. Título: Mudo guiando o cego: em duplas um fecha os olhos e é guiado pelo parceiro que não pode falar nada, só conduzir em segurança seu companheiro.


3. Título: Troca de bombons: Leve uma caixa de bombons e peça para que cada pessoa escolha um bombom para dar a um dos membros e relacionar o nome do bombom com alguma qualidade da pessoa ou desejo seu a ela.


4. Título: Cântico que marcou: Qual o cântico que retrata o momento que você está vivendo hoje? Por que? (Ex.: rompendo em fé. Porque eu estou vivendo um momento de conquista em minha vida. Cada pessoa deve cantar pelo menos o início do cântico


5. Título: Pra quem ligar? Você chega de viagem cheios de notícias boas para contar e só pode fazer duas ligações telefônicas. Para quem você ligaria? Por que? Quem Levar? Você ganha uma viagem para a Europa com direito a três acompanhantes, quem você levaria e por quê? (Não pode ser pai, mãe e filhos)


6. Título: Conselho Importante: Você precisa de um conselho urgente para tomar uma decisão importante, a quem você procurara e por quê?


7. Título: Manchete de Jornal Faça a mesma pergunta para todos os membros do grupo: “Se você fosse aparecer como manchete no jornal de amanhã, qual seria o título dessa manchete?”(Seja criativo!)


8. Título: Cadeia Nacional Se você tivesse oportunidade de falar uma mensagem na TV em cadeia nacional, o que você diria em 30 segundos. Fale para o grupo.


9. Título: O Presente

Como desenvolver a dinâmica: Estabelece-se o número de participantes e seleciona-se o mesmo número de qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. (Se o grupo for muito grande faça com que pelo menos metade do grupo seja envolvido). Poderão ser introduzidas algumas que achar relevante dentro da situação e quem vive. A pretensão é que todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum participante não ser escolhido.

O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número dos participantes, ou outro que possa ser distribuído por todos, no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativamente com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo.

Disposição e local: Os participantes devem estar em círculo ou descontraidamente próximos.

Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): “Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e a quem eu amo muito”. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silêncio e lê o parágrafo 1:

1. PARABÉNS: Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.

2. ALEGRIA! ALEGRIA! Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria. Passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.

3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar esse talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.

4. O mundo inteiro clama por PAZ e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.

5. Diz uma música popular que “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração.” Parabéns por ser amigo, mas o presente… Ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.

6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.

7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito, etc…)

8. Parabéns! Elegância (beleza, etc…) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais OTIMISTA!

9. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE!

10. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.

11. A caridade é como diz o Apóstolo Paulo aos Coríntios: “ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tivesse caridade sou como bronze que soa, mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tivesse caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a judar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa”. Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.

12. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver.Você merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha um ARTISTA.

13. Você que em o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo o que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.

14. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 “O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?”. Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens, e na vida e assim ser feliz. Mas o presente ainda não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de liderança.

15. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.

16. Ser justo é colaborar com a transformação da nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES!

E assim o presente é distribuído entre todos!!!


10. Título: Verbo Proibido Como seria a nossa vida se nós não tivéssemos o verbo para nos expressar? Vamos fazer uma experiência.

Peça para cada pessoa do grupo dizer seu nome, o que mais gosta e fazer uma pergunta para a pessoa do seu lado. Ele pode falar qualquer coisa, mas não pode usar nenhum verbo.

Por exemplo: “Eu João. Família. Você alegre hoje?” (As pessoas conseguirão se comunicar, mas terão muita dificuldade).

Moral: Nossa vida seria muito difícil se nós não tivéssemos o verbo para nos expressar. Porque o verbo é o que dá sentido à nossa comunicação.

A Bíblia diz em João 1.1., que Jesus é o Verbo vivo de Deus. Sem ele a nossa vida é vazia e sem sentido.


11. Titulo: Teia de Barbante

Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos: trabalho em equipe, alvo da célula, teia de oração, etc. Você poderá utilizar também como dinâmica de apresentação e depois mostrar como na célula estamos interligados aos outros.

Em círculo os participantes devem se assentar ou mesmo ficar em pé. O líder deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes o que deve ser falado). A pessoa agarra o rolo, segura o barbante, fala e joga para a próxima. Ao final torna-se uma grande “teia”.


12. Título: Nomes e Virtudes Esse quebra-gelo é ótimo para célula que estão iniciando ou com muitos visitantes de primeira vez.

O líder pede para que cada pessoa do grupo se apresente, seguindo o sentido anti-horário. Cada pessoa deve se apresentar dizendo o seu nome e uma virtude com a primeira letra do seu nome. A Segunda deve falar o nome e a virtude da primeira pessoa e acrescentar mais a sua e assim sucessivamente.

Exemplo: 1ª pessoa: Ricardo Responsável; 2ª Pessoa: Ricardo Responsável e Marcos Maravilhoso.

(obs.: Quando o nome da pessoa começar com Y ou W poderá adicionar um adjetivo que comece respectivamente com I e V).


13. Título: Nomes e Frutas O líder pede para que cada pessoa do grupo se apresente, seguindo o sentido anti-horário. Cada pessoa deve se apresentar dizendo o seu nome e o nome de uma fruta que tenha alguma ligação com a sua vida. Exemplo: Ricardo Manga. (Em seguida explica o porque Manga). Porque a manga é uma fruta que desperta o apetite nas pessoas. E eu penso que como crentes devemos despertar o apetite espiritual nos outros. (obs.: Não padronize o que as pessoas devem dizer, qualquer ligação poderá ser feita. Lembre-se o objetivo e tirar a tensão da reunião e não estudar o valor nutritivo das frutas).


14. Título: Vença o Medo

Faça a seguinte pergunta e dê as opções de resposta ao grupo: “De que você tem mais medo? De barata, de altura, de dirigir, de falar em público, de liderar ou de tomar decisões? Depois que cada pessoa tiver respondido, dê uma bola de assoprar para ela, e diga que hoje, todos nós vamos vencer os nosso medos. Cada um deverá soprar sua bola até estourar. A cada sopro estará colocando o medo para fora. Termine com uma declaração profética de coragem, ousadia e vitória.


15. Título: Rodízio de livros bíblicos Quando você já possui uma célula madura, poderá aplicar com sucesso esse quebra-gelo. O líder fala o nome do primeiro livro e no sentido anti-horário os membros vão falando a seqüência até completar toda a Bíblia.


16. Título: Completando a história (com objetos)

Usando objetos que deverão inspirar uma história a ser contada por todos, cada um vai contando um trecho à medida que os objetos vão sendo mostrados pelo lider e vão sendo introduzidos na história. A idéia é descontrair, então os objetos devem ser aleatórios, assim a história fica muito engraçada. (Ex de objetos: chapéu, copo, sapato, folha de árvore, chupeta…,)


 17. Título: Completando a história 2 (sem objetos)

Essa é uma variação do exemplo acima, só que não precisa de objetos. O primeiro começa inventando o começo de uma história e cada um vai tendo a chance de continuar a história.


 18. Título: Cântico que marcou: Qual o cântico que retrata o momento que você está vivendo hoje? Por que? (Ex.: rompendo em fé. Porque eu estou vivendo um momento de conquista em minha vida. Cada pessoa deve cantar pelo menos o início do cântico


Pode-se fazer ainda algumas combinações de pergunta como:

19. Qual foi o momento mais feliz da sua vida?

20. Pensando em sua vida, mencione uma coisa que você se arrependeu de não ter feito.

21. Qual foi o maior que você recebeu?

22. Qual foi a coisa mais difícil que você já fez?

23. Qual foi a sua maior decepção?

24. Além da vida eterna, o presente mais inesquecível que já recebi foi…

25. O que você mais gosta de fazer nas horas de folga…

26. Quando você morrer, o que gostaria que falassem a seu respeito?

27. Qual é o seu lugar predileto?

28. Usando a terminologia das previsões do tempo, diga como foi a sua semana, do tipo “chuvas e trovoadas”, “ensolaradas”, “parcialmente nublado”, “Com cerração…”, “Sol com pancadas de chuva”… etc. Se você pudesse viver a sua vida de novo, o que mudaria?

29. Se você fosse entrevistar o presidente da república, qual pergunta que você lhe faria? Qual conselho você o daria? (pode ser feita também em relação ao pastor, líder de célula, patrão…) Se você ganhasse uma viagem com todas as despesas pagas para onde viajaria? Por quê?

30. O que você mais gosta em seus pais? E o que menos gosta?

31. Qual é a decisão mais difícil de sua vida?

32. Descreva um evento que teve grande impacto em sua vida. Se você tivesse que se descrever com uma cor, qual seria?

33. O que mais você gosta numa reunião de célula?

34. Que sons descrevem sua vida?

35. Pelo que você gostaria ser lembrado?

36. Se você tivesse que fazer alguma alteração na célula, qual faria?

37. Qual o livro mais interessante que leu recentemente?

38. Se você pudesse fazer uma lei, qual seria?

39. Como é seu dia antes de se reunir com o grupo?

40. Se Deus viesse dar-lhe conselhos face a face, o que você Lhe diria?

41. Se pudesse passar 24 horas com alguém no mundo, com quem seria? O que fariam juntos?

42. Se pudesse acabar com todas as guerras, matando apenas uma pessoa, você faria isso?

43. Se você pudesse receber 30 elogios por dia, mas de pessoas pagas para elogiá-lo, você aceitaria os elogios?

44. Se você pudesse comprar um detector de mentiras de bolso que disparasse cada vez que alguém mentisse, você compraria e o usaria?

45. Se você pudesse ser lançado 2.000 anos para o futuro ou 2.000 anos para o passado, qual escolheria? Por quê?

46. Se tivesse a máquina do passado, a que tempo do passado regressaria? Quais foram as histórias preferidas de sua infância?

47. Se o dinheiro não fosse o problema, onde gostaria de passar suas férias?

Anúncios

2 comentários em “Quebra-gelos

  1. a paz irmãos … achei maravilhoso q estas perguntas também levam o líder a pensar sobre como debater …gostei pq não vem tudo mastigadinho ..q DEUS os abençoem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: